3ª ETAPA BILLABONG ERICEIRA 2023 by NATIVE AÇAI
AFONSO PINTO, CAMILA CARDOSO E DAVI NEVES VENCEM EM RIBEIRA D’ILHAS
Ribeira d’Ilhas de “gala” recebeu este fim de semana os 90 inscritos na 3ª, e última etapa, do Circuito BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ, nas categorias OPEN, FEMININO e MASTERS, onde se assistiu a um excelente espetáculo e alto nível de Surf, ao longo de todo o fim de semana.
No primeiro dia, contrariando as informações de vários websites onde são consultadas as previsões climatéricas e de ondulação, Ribeira d’Ilhas amanheceu com ondas de meio metro, que se mantiveram ao longo de todo o dia, obrigando, no entanto, que se fizesse apenas uma pausa de duas horas, durante a maré cheia. Devido ao elevado número de inscritos, a única categoria em competição foi a OPEN. Decorreram os Round 1 e a quase totalidade do Round 2. Em destaque neste primeiro dia estiveram o líder do circuito Arran Strong, Júlio Terres, Afonso Pinto, Pietro Garroux, Martim Fortes, Gabriel Ribeiro ou o João Roque de Pinho.
O segundo dia de prova, arrancou, tal como previsto pouco depois das 8h00, com os três heats de Round 2 que ficaram por realizar do dia anterior, com a ondulação semelhante ao primeiro dia de prova, seguindo para os MASTERS e FEMININO, já com a ondulação a aumentar para o metro e meio e com alguns sets maiores. O espetáculo de surf dado por muitos dos intervenientes foi bastante entusiasmante, sobretudo quando chegavam ao “inside” de Ribeira e levantavam paredes bastante agressivas bem perto das rochas entre Ribeira d´Ilhas e o Alibaba.
Com a maré a vazar, as finais iniciaram-se com a categoria MASTERS, onde entre alguma calmaria seguiam-se alguns sets bastante exigentes, onde a adaptação e a perícia dos experientes surfistas foi determinante. Venceu o Davi Neves (9,67), o Campeão do Circuito de 2022, seguindo-se o Axel Bellino (8,97), no seu ano de estreia nesta categoria. Os restantes lugares do pódio ficaram para o Maurício Vieira (8,64) e Márcio Severino (5,67), 3º e 4º, respectivamente.
No FEMININO, a experiência competitiva da Camila Cardoso (11,66), aliada ao seu potente backside fizeram toda a diferença, levando de vencida a etapa, relegando a Eva Luna (5,87) para o 2º lugar, a estreante Sanna Horvallius (3,86) em 3º, e a Carlota Chaveiro (0,94) que sofreu uma pancada da prancha que a limitou na final, em 4º.
Para finalizar esta longa e exigente etapa, realizou-se a final OPEN, com o inside de Ribeira d’Ilhas a marcar toda a diferença e a levar ao rubro o muito público presente. Após um início muito prometedor do Martim Fortes a dominar uma boa parte da final, eis que surge o também SUB 18 Afonso Pinto (14,13), com o todo o seu talento e conhecimento da onda, puxado pela sua fervorosa claque alcançou a sua primeira vitória nesta categoria, deixando o Neco Pyrrait (12,44) que na sua última onda passou de 4º para 2º, o Martim Fortes (12,17) em 3º e o Júlio Terres (9,93) em 4º.
Resultados Finais:
OPEN
1º Afonso Pinto
2º Henrique Pyrrait
3º Martim Fortes
4º Júlio Terres
FEMININO
1º Camila Cardoso
2º Eva Luna
3º Sanna
4º Carlota Chaveiro
MASTERS
1º Davi Neves
2º Axel Bellino
3º Maurício Vieira
4º Márcio Severino
Fotos: White Wave Ericeira e West Water Photography
Próxima Etapa
2 e 3 de Dezembro - 3ª Etapa BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ, SUB 12, SUB 14, SUB 16, SUB 18 e SUB 18 FEM