O Ericeira Surf Clube deu os primeiros passos em 1992,
através de uma Comissão Instaladora, formalizando a sua constituição como
Associação Desportiva sem fins lucrativos a 23 de Setembro de 1993.
Inicialmente a actividade do Clube assentava na organização de circuitos intersócios de Surf e Bodyboard, através da realização de 3 etapas anuais para cada modalidade, abrangendo vários escalões etários.
Em 1995 criou a 1ª Escola de Surf e Bodyboard da Ericeira, a qual ainda se mantém activa (e certificada pela Federação Portuguesa de Surf), fomentando assim, de forma mais activa, a prática desportiva com enquadramento nas modalidades de surfing.
Foi alargando a sua actividade através da participação em competições regionais e nacionais, na formação de técnicos, juízes e treinadores, na organização e co-organização de etapas dos Circuitos Nacionais de Surf, Bodyboard e Longboard e em provas do Circuito Europeu de Surf (EPSA) e do Circuito Mundial Surf (ASP).
Pela sua reconhecida dinâmica, o Ericeira Surf Clube foi conquistando um papel crescente ao nível da organização e co-organização de eventos desportivos, podendo referir-se, a título de exemplo, as edições da Taça de Portugal de Surfing ocorridas em 2018 e 2019, nas quais o Clube se sagrou Campeão Absoluto.
Desempenhou um papel activo e muito importante na criação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira em 2011, na altura a 2ª a nível mundial e, até à actualidade, a única na Europa.
A nível institucional o Clube passou a marcar presença nas reuniões mundiais das World Surf Cities Network, foi integrado no Conselho Municipal do Turismo e no Conselho Restrito da Reserva Mundial de Surf, tornando-se ainda Guardião da Reserva Mundial de Surf da Ericeira desde 2011.
Continua a
ser um dos principais clubes desportivos a nível nacional e uma das maiores
referencias desportivas nas modalidades de surfing.
A primeira Bandeira do Ericeira Surf Clube, pintada à mão em pano crú
ainda existe e faz parte do património
da nossa sede