APRESENTAÇAO DO CLUBE
O Ericeira Surf Clube deu os primeiros passos em 1992, através de uma Comissão Instaladora, formalizando a sua constituição como uma Associação Desportiva sem fins lucrativos, a 23 de Setembro de 1993. Tem como principais objetivos formar, promover, participar, divulgar e organizar eventos de Surfing, designadamente Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Skimboard, Longboard, Skate, Bodysurf.
Desenvolve a sua actividade de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, apoiando, executando e patrocinando programas, iniciativas e acções nos seguintes domínios: Desporto; Investigação científica e Inovação; Educação e Cidadania; Qualificação, Formação Profissional e Carreiras Duais; Saúde e Bem-estar; Empreendedorismo e Emprego; Segurança e Assistência Social; Cultura e Desenvolvimento das Artes; Ambiente e Sustentabilidade; Património Natural, Histórico, Arquitetónico e Urbanístico; Mecenato e Filantropia ou Cooperação e Internacionalização.
Desde o início focado na organização e sustentação do Circuito Inter-Sócios, nas modalidades de Surf e Bodyboard, constituído por 3/4 etapas, abrangendo vários escalões etários; na participação em competições regionais e nacionais inter-clubes; na formação de técnicos e juízes; na organização e co-organização de etapas do Circuito Europeu de Surf (EPSA), de etapas dos Circuitos Nacionais de surf, bodyboard e longboard e na criação da 1ª Escola de Surf e Bodyboard da Ericeira, fomentando a prática destas modalidades através de parcerias nas escolas secundárias e, nos últimos anos, no crescente número de surfistas que, ano após ano, se têm multiplicado na procura da Ericeira para desfrutarem das suas ondas mundialmente conhecidas, participou enquanto co-organizador de várias etapas dos Circuitos Nacionais, Pro-Junior e Mundiais de Surf e Billabong Girls. De cariz social, organizou 2 Bienais de Surf com os temas “A História do Surf” e “As Escolas”, proporcionou o baptismo de Surf a alunos de escolas primárias da região.
Em termos competitivos e eventos, continuamos a apostar nos Circuitos Intersócios de Surf e Bodyboard, procurando realizar as suas etapas quando as condições climatéricas e de mar são mais favoráveis, passámos a ser consistentes na participação na Taça de Portugal de Surfing, culminando com a sua organização em 2018 e 2019, em que se bateram todos os recordes de presenças de Clubes e Atletas.
A nossa Escola de Formação tem actualmente cerca de 50 alunos sempre acompanhados por técnicos certificados. Disponibilizamos pranchas, fatos e demais equipamentos. Procuramos partilhar boas emoções, incentivar os jovens alunos, acompanhar e melhorar o seu desenvolvimento e desempenho no mar, procurando também participar na sua formação e valorização pessoal. Apoiamos também diversos projectos de treinadores de competição. A Escola tem também sido a base para aplicação, com o reconhecido sucesso, de vários programas sociais – Surfing4Family, Surfing4Inclusion, Surfing4All, Surfing4Citizenship, Surf2Win. Tivemos alguns prémios nesta área, como Melhor Ideia, através do Projecto “Surfing4Citizenship”, no Programa 50 por 50 do Alto Comissariado das Migrações e em 2020 vencemos o Prémio Capacitar, atribuído pelo Banco BPI/Fundação La Caixa.